terça-feira, 11 de janeiro de 2000

NIGGA POISON

NOME: NIGGA POISON
MEMBROS: KARLON & PRAGA
MYSPACE:myspace.com/niggapoisonrap

Nigga Poison surge como nome designado em 1994 formado por Karlon e Praga, dois jovens originários do Bairro Pedreira dos Húngaros arredores de Lisboa, Miraflores, descendentes de Cabo verdianos. Influenciados pelos videos e música Rap ao qual se retratavam nas líricas e nas imagens demonstrada nos anos 80/90 por artistas tais como Public Enemy, MC Hammer, Vanilla Ice, Snap, Snoop Dogg, Dr Dre, Tecnotronic, artistas de Hip Hop com prestigio na época, levam em frente a sua necessidade de se exprimirem sobre a sua própria realidade e fazerem da sua mensagem um alerta para os seus iguais. Durante anos Beat Box, eram os seus instrumentais de fundo com rimas improvisadas partilhando um sentimento de bem estar e transmissão em grupo, ao mesmo tempo que se deparavam com a dura realidade de viver numa sociedade aparte e excluida, num meio dificil de ser entendido para quem vive fora de um bairro.

Com o decorrer dos anos este jovens escreviam as suas letras e compunham as suas musicas que apresentavam em concertos para a sua comunidade, tais como nas festas de Nossa Senhora de Paz, evento que ainda decorre nos dias de hoje no seu actual Bairro, começando a ganhar algum feedback o que permitiu um maior envolvimento com o que estavam a fazer. Através do Rap eles combatiam o que de errado se poderia apontar na nossa sociedade. No ano de 97 participaram na Mixtape de Dj Kronik, editada ainda em cassete, foi desta forma que se espalha o veneno, o que lhes levou mais tarde a apostarem no seu primeiro EP independente. Em 98 participam no documentário "Outros Bairros" realizado por Kiluange Liberdade,Vasco Pimentel e Inês Gonçalves. No mesmo ano gravam também três video clips para Expo 98, realizados por Teresa Vila Verde, que pela mesma altura estreava o seu filme “Mutantes”. Em 2001 surgem com a edição do primeiro EP "Podia Ser Mi" com cinco temas que rapidamente espalham a mensagem aos jovens que se identificam com a sua realidade, com o apoio da Filmebase e a escola Chapitô que deu a conhecer o grupo aos Media.

No mesmo ano participam no álbum de XEG "RITMO&POESIA" com o tema "Mudjer e Madre". Em 2004 voltam a colaborar com DJ Kronik na compilação "INOXIDAVEL 2" com o tema "Life di Poison" também na compilação de Valete e Adamastor "Poesia Urbana" com tema "Ke Ki Rapazis kre" e no álbum de DJ Nel..Assassin "Time Code" com o tema "Mau feitio", participações estas que criam “Buzz” sobre estes dois Rappers que cantam em Crioulo e que os leva a ganhar um publico fiel á sua música e á sua atitude em palco. Para finalizar em 2005 participam no Álbum "Rosto Limpo" de Sagas com tema "Nhos atcha ma ka ta due", antes da gravação do seu primeiro album “Resistentes” Lançado em 2006 pela Very Deep, que entrou para os tops nacionais com o tema “Fazes Parte” onde colabora Romi, vocalista de “Terra Kota”. No mesmo ano junta-se ao colectivo o mais recente membro, Dj Maskarilha, que os acompanha para espectáculos pelo pas fora, trazendo consigo a sua experiência de Turntablist e energia que liberta em palco, enriquecendo os espectáculos ao vivo. O grupo junta ao seu currículo até á data presente com várias actuações por cidades europeias tais como Londres, Paris, Luxemburgo, Nice, Bruxelas e Andorra. Em 2007 através de uma iniciativa do canal de televisão SIC e a revista Caras o álbum "Resistentes" é nomeado para os Globos de Ouro como Banda Revelação.

Em 2008 recebe o prémio de banda musical com exitos assinalaveis pela junta de freguesia de Porto Salvo, sua área de residencia. NIGGA- é dado o nome pelo companheirismo, entre os jovens dessa geração lembrando que NIGGA não é com qualquer intuito destacar a raça negra mas sim um nome designado pela amizade estabelecida entre as pessoas, o que serve para qualquer raça ou cultura. POISON- surge pelo veneno assim traduzido, que tem como alvo retratar tudo o que está incorrecto e que seja tabu para a sociedade.

Voltar a "Grupos e Mc's"

Sem comentários: