terça-feira, 11 de janeiro de 2000

NAX BEAT

NOME: NAX BEAT

1999 INISIU:
O ano de 1999 marca o seu aparecimento, foi o ano em que começou a escrever as primeiras rimas e foi o periodo que ganhou interesse em expressar as proprias ideias através do Rap. Quer em CD ou K7 de músicas, na altura interessava-se mais pelos beats, foi a altura dos Kriss Kross, de baixar as calças e armar-se em boss… Nessa altura ouvia Black Side, Djédjé, Nas, Wu-Tang, Bone Thugs-N-Harmony, Chadinho, Chipie.
Quando viu um video de 2Pac pela primeira vez, rapper que admira pela sua a técnica e atitude que considera ser de um verdadeiro rapper, o interesse começou despertar, "poxa quando é que serei como ele?", questionava.

2001 PRIMEIRO CONTACTO:
Em 2001 assistiu a um show do seu primo, Lleizye Thug, em Vila Nova, onde o apoiou bastante,acompanhado de mais amigos daquela zona o que fez crescer ainda mais a vontade de entrar no movimento. Passou algum tempo à espera do tal empurrão para avançar, o que não aconteceu, até que resolveu ir falar com o primo sobre essa vontade. Lleizye arranjou um beat para que ele e os amigos, Sisqo e Cundey com quem formou o grupo Black Wolf, fizeseem um som. Devido a pouco empenho e não ter levado aquilo a sério, o grupo terminou mais depressa do que tinha começado. O que o fez parar de rapar mas não de escrever.

2002 O PALCO:
Em 2002 Nax veio conhecer Mikax, que tinha uma boa rima, na sua opinião, falaram acerca do Rap e resolveram formar um grupo – Black Man, com Nax Beat, Mikax e Nhox. Foi nessa altura que puseram-lhe a alcunha "Nax". Todos os dia ensaiavam e foi nessa altura que começou a produzir beats.
A primeira actuação num palco no seu bairro, foi o melhor e o pior show que deram, segundo Nax. Foram muito apoiados pelos amigos Pidjey também lá estava. Passado algum tempo o grupo acabou porque os outros membros desistiram de cantar Rap. Sozinho Nax resolveu falar de novo com o pripo Lleizye para lhe gravar os sons e continuar.

2003 1º MIXTAPE:
Em 2003 conheceu Vanylson e formaram um novo grupo "King Stone" e com a ajuda de Sany And! Production gravaram o 1º mixtape também com Lleyzie Thug. Falavam da street, da vida e vários temas. Vanilson a.k.a DP acabou por viajar para Portugal assim como o primo Lleyzie, o que acabou por aumentar a vontade de cantar e iniciar os proprios projectos para o futuro (tinha o sonho de lançar um mixtape e projectos de outros rappers assim como fazer músicas e videos).

2005 PRODUÇÃO DE BEATS:
Foi só em 2005 que Nax Beat acabou por entrar de cabeça na produção de beats e preparar o proprio mixtape. Apresentou alguns beats ao Pidjey que gostou muito apresentando-lhe algumas letras da sua autoria que Nax considerou com boas rimas e conteúdos. Pidjey falou-lhe então do seu grupo "Dymokrataz, com Metts, Taccine e Sérgio. Depois de ouvir e gostar do som que eles faziam Nax mostrou interesse em integrar no mesmo, o que foi falado e aceite. Devido à distância onde residiam os membros o grupo acabou por dividir-se em 2.
Mais tarde começaram a gravar um mixtape com elementos novos no grupo, Dany a.k.a. D-Mensageru e Rider a.k.a. Grady, intutilado Dymokrataz Imperio vol. 1, com 15 faixas produzidos alguns pelo proprio Nax Beat. O grupo teve um desentendimento depois da participação no concurso SantiaRap, organizado pelo Centro Cultural francês na Praia, em que Dany saiu e Grady afastou-se por algum tempo.

2007 DEMOKRATAZ:
Ficando apenas 2 elementos, Nax Beat e Pidjey, o ano de 2007 foi um ano em que arrasaram no movimento Hip Hop, segundo Nax, e marcou também o regresso de Grady juntando de novo e continuaram na produção de sons mantendo desta vez na camada underground.

2008 NAX BEATS:
Em 2008 Nax conheceu Zeka e começou a fazer beats na casa deste onde evoluiu bastante e começou a fazer beats que agradavam a muita gente daí resolveu dedicar-se mais a fundo surgindo muitos niggas interessados em que ele apresentava os beats dando assim o surgimento da alcunha Beats, Nax Beats.
No final de 2008 conheceu Dbdey em que falaram sobre o movimento beatmaker, do rap underground e da produção, onde lhe apresentou o projecto e ele aceitou gravar-lhe o seu primeiro mixtape solo. No início houve receio de que traria problemas ao grupo mas pelo contrário foi apoiado por todos e resolveu avançar. A gravação levou muito tempo e até ponderou desistir devido aos estudos mas com o tempo ele já estava no movimento de corpo e alma aí resolveu tomar uma decisão – ou agarrava ou largava – resolveu ficar no Rap até o apocalipse. Levou o mixtape até ao fim com o apoio de amigos, do grupo e de rappers.

2009 MIXTAPE A SOLO:
Em 2009 concluiu o mixtape, intitulando-o "Prinsipiyz Lyrikuz – Evolusom", porque recebeu muitas cíticas de que tinha evoluido muito e para provar isso incluiu alguns videos ao mixtape para o enriquecer pois sempre gostou de marcar a diferença. Considera-se um rapper politico da rua.

Sem comentários: