Últimamente oiço muito hip hop, hip hop kriolu principalmente, e quando hoje (30/01/10) ouvia hip hop americano causou-me estranheza.
Não, não estou a sobrevalorizar o hip hop kriolu nem estou a ouvir mau hip hop americano, só que identifico-me mais com o HHK. A lingua, as historias, o contexto dizem-me muito mais já que sou caboverdeano.
Ouvir Pex, República, 100 juiz, N.O.S. ou KGB Squad fazem-me mergulhar um pouco no contexto social, politico e cultural de Cabo Verde e dos caboverdeanos espalhados no mundo.
Cada um defende o que é seu, sempre foi assim. Eu defendo os meus e ajudo, dentro do possivel, para que o esforço, dedicação e talentos demonstrados sejam reconhecidos e divulgados.
O meusinteresse por hip hop americano, que era o que eu mais consumia, diminuiu à medida que aumentava o interesse por hip hop kriolu. Isso deve-se a duas razões essencias. Maior divulgação e aumento da qualidade nas músicas. É claro que eu sigo o hhk feito nos vários cantos do mundo, onde o kriolu está metido (Portugal, EUA, França, Holanda), mas tenho especial atenção ao que é feito em Cabo Verde.
Quanto mais audiência o hhk tiver mais qualidade teremos. Veja-se o caso do futebol por exemplo. Liga Inglesa e espanhola são das ligas com maior audiência no mundo, tanto televesivo como de espectadores nos estádios. O aumento de qualidade do espectáculo aumenta as audiências e vice-versa.
O que o hhk precisa para aumentar ainda mais a sua qualidade , e quem sabe competir mais abertamente com outras paragens, é de mais audiência. Trazer para o debate público o que está a ser feito de positivo, dar o valor que merecem os intervenientes (que são kriolus), como ouutros que cantam outro género.
É de salientar que o hip hop kriolu que se desenvolve no underground, nos vários bairros de Santo Antão a Brava ou nos inúmeros “bairros krioulos” espalhados pelo mundo, para além de enriquecer o hhk em conteúdo também o faz criando bons executantes tanto líricos como na produção.
Para terminar quero dizer que desde o aparecimento de hiphopditerra.com e desde que existe o dodunahiphop.blogspot.com deixei de olhar para o hip hop sem incluir o hip hop kriolu.
Dodu na Hip Hop Kriolu.
Sem comentários:
Enviar um comentário