O Hip Hop está a ser usado em todos os países, culturalmente evoluídos, para aproximar os jovens da cultura, do conhecimento e sobretudo consciencializá-los dos desafios que a sociedade enfrenta hoje em dia. A arte impulsiona muitas cidades nas mais variadas vertentes. E há cidades que são mais conhecidos pelas suas actividades culturais e seus intervenientes do que qualquer outra coisa, quer a nível de espaços como de pessoas ou eventos.
Muita gente conhece Fernando Pessoa, poeta e escritor português, dos que mais influenciou a cultura e política do seu povo. O ano passado foi-lhe prestado uma homenagem muito original. Hip Hop Pessoa. Tratou-se de um cantar Fernando Pessoa em Hip Hop com vários nomes do Hip Hop Tuga.
Eu gostaria de ver este tipo de homenagem feito a aum artista de Cabo Verde (Pantera ou Manel D'Novas por exemplo). E que género melhor para isso do que o Hip Hop. Um leque de músicas seleccionadas adaptadas ao ritmo do Hip Hop e enquadradas à realidade actual. É um projecto ambicioso que acareta alguma organização e preparo. Um desafio que penso estar à altura de muitos nomes do panorama do Hip Hop Kriolu. Resta saber se existe alguém no mundo da música e da cultura em Cabo Verde com coragem e visão suficientes para levar tal projecto avante.
É disto que os jovens precisam. De desafios que ponham à prova as suas capacidades criativas e sentido de cidadania no papel de veículos de valores morais e éticos e sobretudo de humildade para a sociedade. Esteé um dos exemplos assim como o concurso SantiaRap que já se realizou no Centro Cultural Francês na Praia entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário