quinta-feira, 1 de abril de 2010

HIP HOP TAMBEM CURA

Foi publicado no sapo.cv uma referência a um polémico artigo de opinião sobre a morte de Nuno Rodrigues (MC Snake) pela policia, que foi perseguido e baleado pelas costas, depois de ter fugido a uma operação stop. Fui à procura do texto original e acabei por encontrar esta reacção que concordo, assino por baixo e acrescentaria muito mais porque é impossivel ficar calado quando lemos algo tão baixo, tão estúpido, tão sem interesse para o jornalismo.

Como amante do Hip Hop, não só como música mas sobretudo como movimento activista e movimento cultural, sinto-me ofendido por esse senhor. Como preto africano, vitima de colonialismo e oprimido por brancos, sinto-me ofendido por esse senhor. E como ser humano e leitor, alguém que tenta perceber e compreender as diferenças e estar informado sobre crenças e gostos de cada um, sinto-me ofendido por esse senhor.

Ao contrário dele, que usou o preconceito para elaborar o tal texto, existem pessoas que depois de o lerem, de certeza irão fazer uma pesquisa para tentarem perceber com que fundamento ele disse o que disse. Assim como outras pessoas irão concordar e jubilar com tudo o que ele disse.

Esta é uma prova de que o Hip Hop está a mudar e muito por culpa de quem o faz, porque na verdade os tempos são outros. Nos EUA a segregação e a supremacia branca foi em parte vencida, o berço do Hip Hop ja não é o que era. Muitas batalhas foram vencidas e hoje em dia vemos MC's e Rappers a exibirem o despojos dessa batalha nas suas músicas e videos. Mas o Hip Hop começou mas, felizmente, não acaba nos EUA. Temos muitas batalhas pelo mundo fora. E é por isso que o Hip Hop é um movimento social.

Eu amo o Hip Hop "Ami é Dodu na Hip Hop", identifico-me com os ideais primários e interventivos deste movimento cultural e social. Ver algém a tentar destruir esta ligação é crime. Dá-me mais força para entrar mais a fundo, apoiar, e tentar fazer melhor. "Nu ta fazi nos rap si ke nhos ka kre, si nhos tenta kontamina nu ta kontinua simé".

Sem comentários: